Formatar HD zero fill

porsistema

Formatar HD zero fill

Formatar HD zero fill, formatação do disco zero, consiste em apagar os dados do disco rígido em definitivo e sem possibilidade de recuperação posterior dos arquivos, o HD fica semelhante ou igual quando sai da fábrica.

Ao formatarmos um HD (Hard Disk) os dados não são de fato apagados, somente o setores iniciais do disco relacionados a cabeçalhos e partições são redefinidos. É como se você apenas “liberasse para gravar por cima” e o sistema reconhece como se TODO o HD estivesse disponível para receber dados, por isso ele mostra o HD como vazio.

É graças a esse tipo de formatação (citada anteriormente) que podemos recuperar os nossos arquivos de um HD já formatado, pois os dados (zeros e uns) estão ainda no disco.

Como formatar hd Zero Fill?

Apagamento completo: apaga todos os setores de dados na unidade e demora a ser concluído. Esse procedimento pode facilmente levar várias horas para concluir. A vantagem dessa opção é descobrir e realocar os setores defeituosos (difíceis de ler) para os sobressalentes válidos. Essa opção é a mais próxima, em conceito, à ideia original de uma formatação de baixo nível.

Após decidir formatar hd Zero Fill, o primeiro passo é fazer o backup de todo e qualquer dado que for necessário, pois após executar a ação não pode mais ser revertida.

Segundo, verifique o nome do fabricante de seu HD para podermos baixar o software diretamente do site do fabricante (é melhor sempre optar pelo programa do fabricando do seu HD para evitar transtornos), por exemplo, se o HD do computador for Seagate, o programa Seatolls da Seagate é um ótimo exemplo de programa para executar a formatação zero fill. Seatolls da Seagate Download – Clique aqui

Existem alguns programas “extra fabricantes” que fazem a formatação Zero Fill, como é o caso do “Hard Disk Low Level Format Tool” que está disponível para download e faz formatação Zero Fill em qualquer marca e modelo de HD .

Formatação do disco zero fill

Esse é um processo simples de gravar zeros (0) na unidade de disco rígido inteira.

Formatar HD zero fill

Processo de formatação zero fill usando programa hiren’s boot


As razões mais comuns para formatar HD Zero Fill a um disco rígido ATA (IDE) ou SATA são:

Para remover um vírus que não pode ser removido sem destruir o setor de inicialização.

Para alterar de um sistema operacional para outro e remover tudo o que há na unidade.

Para apagar informações confidenciais por motivos de privacidade.

Para verificar setores com problema que podem ser detectados e substituídos por setores sobressalentes válidos, ao gravar para os setores.

Quando o processo for concluído, reinicialize o sistema com o CD de instalação do sistema operacional e siga as instruções para preparar (particionar e formatar) a unidade e instalar o sistema operacional.