Formatar HD zero fill, formatação do disco zero, consiste em apagar os dados do disco rígido em definitivo e sem possibilidade de recuperação posterior dos arquivos, o HD fica semelhante ou igual quando sai da fábrica.
Ao formatarmos um HD (Hard Disk) os dados não são de fato apagados, somente o setores iniciais do disco relacionados a cabeçalhos e partições são redefinidos. É como se você apenas “liberasse para gravar por cima” e o sistema reconhece como se TODO o HD estivesse disponível para receber dados, por isso ele mostra o HD como vazio.
É graças a esse tipo de formatação (citada anteriormente) que podemos recuperar os nossos arquivos de um HD já formatado, pois os dados (zeros e uns) estão ainda no disco.
Como formatar hd Zero Fill?
Apagamento completo: apaga todos os setores de dados na unidade e demora a ser concluído. Esse procedimento pode facilmente levar várias horas para concluir. A vantagem dessa opção é descobrir e realocar os setores defeituosos (difíceis de ler) para os sobressalentes válidos. Essa opção é a mais próxima, em conceito, à ideia original de uma formatação de baixo nível.
Após decidir formatar hd Zero Fill, o primeiro passo é fazer o backup de todo e qualquer dado que for necessário, pois após executar a ação não pode mais ser revertida.
Segundo, verifique o nome do fabricante de seu HD para podermos baixar o software diretamente do site do fabricante (é melhor sempre optar pelo programa do fabricando do seu HD para evitar transtornos), por exemplo, se o HD do computador for Seagate, o programa Seatolls da Seagate é um ótimo exemplo de programa para executar a formatação zero fill. Seatolls da Seagate Download – Clique aqui
Existem alguns programas “extra fabricantes” que fazem a formatação Zero Fill, como é o caso do “Hard Disk Low Level Format Tool” que está disponível para download e faz formatação Zero Fill em qualquer marca e modelo de HD .
Formatação do disco zero fill
Esse é um processo simples de gravar zeros (0) na unidade de disco rígido inteira.
As razões mais comuns para formatar HD Zero Fill a um disco rígido ATA (IDE) ou SATA são:
Para remover um vírus que não pode ser removido sem destruir o setor de inicialização.
Para alterar de um sistema operacional para outro e remover tudo o que há na unidade.
Para apagar informações confidenciais por motivos de privacidade.
Para verificar setores com problema que podem ser detectados e substituídos por setores sobressalentes válidos, ao gravar para os setores.
Quando o processo for concluído, reinicialize o sistema com o CD de instalação do sistema operacional e siga as instruções para preparar (particionar e formatar) a unidade e instalar o sistema operacional.